Na base da tentativa e erro

Phototastic-06_07_2017_51d4f5dd-80ef-44fd-80db-6b6a3e170ffe

Vou receber uma revendedora de cosméticos para uma demonstração de maquiagem, no domingo. Eu não tenho um pila para gastar, mas não pude resistir ao convite. Adoro maquiagem, e é muito raro sair de casa sem uma camada de pintura no rosto.

Um item básico para essa toilete matinal é a base – justamente o que me interessa na visita da revendedora, que representa uma empresa que produz uma das maiores gamas de tons de maquiagem para pele negra.

Parece mentira, mas ainda há marcas de cosméticos que não fazem bases para a pele negra. Em pleno 2017, ainda vejo “claro”, “médio” e “escuro”, como se fossem suficientes para a quantidade de tons de pele que existem no Brasil.

As firmas mais espertas, porém, vêm apostando em uma gama maior de tons. Mas é curioso que, apesar disso, muitas mulheres, de várias etnias, vivem “um problema” comum: encontrar uma base da cor exata da pele. Eu estou entre elas.

A foto que ilustra esse post dá uma ideia das minhas tentativas (algumas, frustradas) de igualar o tom do meu rosto com o do meu corpo na maquiagem. Com um plus: no inverno, fico mais pálida, e a maquiagem do verão acaba ficando escura demais.

Uma amiga, descendente de japoneses, relatou uma cena que também me ocorreu várias vezes: na loja, o tom parece o certo. Em casa, é um desastre. Em peles negras, é muito estranho. O tom errado pode deixar a pele acinzentada, terracota ou “fantasma”.

Então, estou colecionando dicas de maquiadores para ver se reduzo o meu prejuízo. A última base errada que comprei custou mais de R$ 150 e nunca foi usada.

  1. Na loja, passe a base e vá se olhar no espelho na rua, com a luz do sol
  2. Teste o produto na parte mais escura do rosto. Ela deve “sumir” quando espalhada entre a base da orelha e o canto da boca
  3. Misture bases mais claras com mais escuras até achar a ideal. Junte paciência, dois ou mais tons e vá adicionando mais cor, até chegar à mais parecida com a sua (como uma aquarela que um dia, enfim, descolorirá…)

Agora é preparar o bolso. Lá vem mais base!

 

3 comentários Adicione o seu

  1. Nada de cara de palhaço, né? A base certa faz toda a diferença.👏😍

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário